O confinamento obrigatório em grande parte dos países levou a que esta fosse a única alternativa para quem queria manter as suas aulas. Será este o futuro da dança?
As aulas online surgiram em grande parte como uma alternativa às aulas presenciais, uma vez que as escolas de dança foram obrigadas a manter-se fechadas durante quase 3 meses. Neste período, muitos foram os alunos que acompanharam as suas escolas, muitos foram os que procuraram outras alternativas e muitos foram também os que desistiram.
Consideramos aulas online, aquelas que apresentam uma estrutura e têm como objetivo a evolução contínua do aluno, diferenciando assim de "coreografia online", que se limitam ao tuturial de uma coreografia específica e sem foco na aprendizagem técnica da modalidade.
Para identificarmos as vantagens e desvantagens deste modelo de aulas de dança devemos ter em consideração vários fatores: a idade do aluno, a modalidade praticada, os recursos disponíveis e a motivação do aluno.
A idade do aluno é um fator importante pois nem todas as faixas etárias são viáveis num modelo de aula em que é exigida uma grande autonomia ao aluno e uma boa consciência corporal.
A modalidade praticada pelo risco implicado ou dificuldade de demonstração pode não ser viável num modelo à distância, uma vez que a ajuda ou o feedback do professor é imprescindível para a correta execução do movimento.
Os recursos disponíveis, nomeadamente o espaço e o material necessário, normalmente disponível nas aulas presenciais, em casa pode não existir. Se o material poderá ser adquirido, conseguir um maior espaço em casa pode não ser possível.
As motivações dos alunos, pois um aluno que pretende aprender e evoluir vai focar-se e esforçar-se para o fazer mesmo que em casa, mas o aluno que vê na dança um hobbie e com contacto social, não irá ver nas aulas online uma boa alternativa.
Considerando os modelos de aulas online mais comuns, vamos associá-los aos vários tipos de alunos de modo a percebermos vantagens e desvantagens.
Aulas Pré-Gravadas
Se com alunos mais jovens é impensável aulas pré-gravadas ou com professores desconhecidos, algo comum em algumas plataformas existentes, para alunos mais velhos esta poderá ser vista como uma solução fantástica, uma vez que a aula está disponível à hora que der mais jeito ao aluno. Este é um modelo de aula que, também, não agradará a alunos que procuram a profissionalização, uma vez que não existe interação com o professor.
Neste modelo devemos ter cuidado pois não será o mesmo que jogar "Just Dance" e o aluno deverá ter uma excelente consciência corporal para que consiga tirar bom proveito da sua aula.
Aulas em Live (apenas professor)
Este é um modelo não muito diferente do anterior. Aqui o professor está em direto mas não consegue "ver" os alunos.
Em algumas plataformas é possível colocar questões por escrito e saber quais os alunos que estão online, assim o professor poderá esclarecer as questões dos alunos e dirigir-se diretamente a estes, o que se mostra como uma vantagem em relação ao modelo anterior.
No entanto, continua a não ser possível a correção dos alunos. A falta de interação aluno-professor é uma realidade prejudicial ao ensino desta arte.
Aulas em Live (alunos e professor)
Nas aulas em live, através de plataformas de vídeo, nas quais é possível que o professor visualize os seus alunos, devem aproximar-se o mais possível das aulas presenciais. O aluno acompanha a aula, pode colocar as suas dúvidas, enquanto o professor pode adaptar a aula ao desempenho dos alunos, ao espaço que estes têm disponível, consegue identificar fragilidades, efetuar correções e esclarecer dúvidas.
Neste modelo, consegue-se manter a interação entre professor e aluno.
Porque Sim?
- As aulas online são um complemento às aulas presenciais;
- As aulas online dão oportunidade de obter formação com professores de qualquer parte do mundo;
- As aulas online são uma forma dos alunos se manterem ativos enquanto estão em confinamento.
Porque Não?
- As aulas online não podem ser vistas como alternativa às aulas presencias;
- As aulas online têm um grau de interação limitado;
- As aulas online não são para todos os tipos de alunos.
Concluímos assim, que nesta nova realidade em que as aulas online são uma necessidade, teremos de nos reinventar e adaptar os conteúdos e os formatos das aulas conforme os alunos e os seus recursos.
Texto de Rita Bastos | eDANCE
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