A bailarina portuguesa Maria Ribas foi nomeada para o prémio VSCD Dance Awards 2019/ 2020, também conhecido como prémio Swan, nos Países Baixos.
A portuguesa foi distinguida no âmbito do Festival Nederlandse Dansdagen, na categoria de “Apresentação de Dança mais impressionante”, com a peça “Sweet Like a Chocolate”, coreografada por Emio Greco e Pieter C.Scholten.
O prémio Swan é atribuído anualmente ao melhor dançarino e melhor produção de dança dos Países Baixos.
Natural do Porto, Maria Ribas estudou na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional em Portugal e na École Supérieure de Danse Rosella Hightower, em Cannes, na França.
Com apenas 23 anos, faz parte da Companhia de dança ICK Dans Amsterdam, nos Países Baixos, e anteriormente, fez parte do Ballet Nacional de Marselha na França.
O Festival Nederlandse Dansdagen está a decorrer em formato online, de 1 a 8 de Outubro. Mas devido a crise do Covid-19, a cerimônia de premiação será realizada apenas no próximo ano.
Veja abaixo a entrevista divulgada pela organização do Nederlandse Dansdagen, em que Maria Ribas fala (em inglês) sobre a peça nomeada ao Swan.
Sobre a Peça
“Sweet Like a Chocolate” é um espetáculo com a Quinta Sinfonia de Beethoven, em que mostra uma mulher (Maria Ribas) dançado com suas sombras, alter ego, companheiro e voyeur.
Ele (Victor Callens) a segue, acompanha, dança e briga com ela. É um dublê, parceiro de dança, amante e adversário, é familiar e perigoso.
Equilibrando amor, confiança, sexualidade feminina e violência, Sweet Like a Chocolate revela questões existenciais.
Index Labels
- Oportunidades (1242)
- Notícias (691)
- Artigos (77)
- Entrevistas (45)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt